segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Revela-o o sacerdote que o atendeu

A Alfred Hitchcock se lhe saltavam as lágrimas quando comungava nos seus últimos dias

«Havia estado um tempo afastado da Igreja, assim que contestava a missa em latim», recorda o então jovem jesuíta Mark Henninger.


Actualizado 9 Dezembro 2012

C.L. / ReL

Uma recente biografia de Donald Spoto sobre Alfred Hitchcock (1899-1980) o apresenta rejeitando a religião no leito de morte. "Não é verdade. Eu estava ali", foi a rápida resposta de Mark Henninger, sacerdote professor de Filosofia na Universidade de Georgetown e então um jovem jesuíta que atendeu espiritualmente nos seus últimos dias ao católico e londrinense director de cinema na sua mansão de Bel Air.

Assim o explicou num artigo publicado no Wall Street Journal, onde confessa que desde pequeno era um aficionado da legendária série Alfred Hitchcock apresenta e das suas "curiosas apresentações" dos capítulos, "tão distintas de qualquer outra coisa da televisão". Compreende-se então o choque que foi para ele entrar na casa no início de 1980 e encontrar-se com o seu ídolo "numa esquina do quarto de estar, dormitando com um pijama negro azeviche".


Uma oportunidade para não desaproveitar 
Havia ido ali para celebrar missa, convidado por outro membro da Companhia de Jesus, Tom Sullivan, que conhecia bem o cineasta e o confessava. O padre Henninger ficou estupefacto ante a inesperada proposta: "Mas, por suposto, disse que sim", afirma traduzindo a emoção que lhe embargava ante o golpe de sorte de conhecer o mestre.

O padre Sullivan o despertou delicadamente, e Hitchcock beijou a sua mão.

- Este é Mike Henninger, um jovem sacerdote de Cleveland - apresentou.
- De Cleveland Que vergonha! - rugiu o ancião, com o seu tradicional humor sarcástico. Depois de conversar um pouco, passaram ao estúdio de Hitchcock, onde os esperava Alma, a sua mulher.

Celebraram a missa em silêncio: "Hitchcock tinha estado um tempo afastado da Igreja, assim que contestava a missa em latim", recorda Henninger.

E houve algo mais: "Depois de receber a comunhão, chorou em silêncio, e vi as lágrimas cair pelas suas bochechas rechonchudas".



Montgomery Clift como sacerdote em "Eu confesso" (1952),
extraordinária homenagem de Hitchcock ao segredo da confissão.

Ambos os sacerdotes visitarão o génio muitas vezes depois, sempre aos sábados pela tarde. Mas em uma ocasião o padre Tom não pode ir, e isso converteu o encontro com o padre Mark em muito especial para ele: "Intimido-me um pouco ante a pessoas famosas, assim foi-me difícil falar com Alfred Hitchcock, mas o fizemos amavelmente até que ele disse: ´Vamos à missa´".

O sacerdote ofereceu-lhe o braço e caminhavam lentamente por causa da sua idade. Henninger sentiu-se na obrigação de dizer algo e rompeu o silêncio perguntando-lhe se havia visto algum bom filme recentemente. A resposta de Hitchcock demonstra que se concentrava para a celebração, porque disse enfaticamente, talvez pensando no auge naquela época da ficção-cientifica: "Não. Quando eu fazia filmes, eram sobre pessoas, não sobre robots. Os robots são aborrecidos. Venha, vamos para a missa".

Pouco depois morreu e se celebrou o funeral na igreja do Bom Pastor de Beverly Hills.

O verdadeiro rosto da humanidade e a religião
Henninger lamenta que os prejuízos anti-religiosos da nossa época tenham ocultado nas últimas biografias e filmes biográficos a sua faceta de católico. "Porque exactamente pediu Hitchcock a Tom Sullivan que lhe visitasse? Para nós não estava claro, e quiçá tampouco estava totalmente claro para ele. Mas algo se lhe tocou no coração, e as visitas respondiam a um desejo humano profundo, a uma necessidade humana real. Quem não tem essas necessidades e desejos?".

Acrescenta o jesuíta que há quem considere "um sinal de debilidade" quando as pessoas se aproximam da religião a ver próxima a morte: "Mas nada centra tanto a mente como a morte. Uma antiga tradição dos primeiros tempos fala do memento mori [recorda a morte]. Porquê? Creio que ao afrontar a morte considera-se seriamente, com maior ou menor claridade, verdades esquecidas durante anos que finalmente merecem a nossa atenção".

"Nessa perspectiva, valorizar a própria vida, compartilhar as feridas sofridas e causadas, e procurar a reconciliação com um Deus disposto e acostumado a perdoar, parece-me profundamente humano. A extraordinária reacção de Hitchcock ao receber a comunhão foi o rosto da humanidade real e da religião real, longe dos títulos e das biografias de hoje", conclui em alusão ao livro que motivou o seu artigo.


in