domingo, 30 de dezembro de 2012

Uma agenda já fechada

As 10 notícias sobre Bento XVI e o Vaticano que lerá no ano de 2013

Actualizado 28 Dezembro 2012

Rome Reports


Jogando um pouco a adivinhos e profetas, é fácil apresentar as notícias que marcarão a actualidade do Papa e o Vaticano durante 2013.

A mais importante é a viagem do Papa ao Brasil para a grandiosa Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, na qual participarão uns 2 milhões de jovens.

Está previsto que Bento XVI aterre na segunda-feira 22 de Julho e se despeça no domingo 28. Além disso, o Vaticano está estudando se visita também outros países da América Latina. Os principais candidatos são a Colômbia e o Panamá.

Também, este ano Bento XVI publicará uma nova encíclica. Será a quarta do seu pontificado e tratará sobre a Fé. Talvez a assine em Janeiro.

O Ano da Fé, mais do que uma notícia, é o fio condutor que o Papa seguirá ao longo do ano. Para comemora-lo, convocou encontros a 360 graus.

Por exemplo, em 15 de Junho acolherá no Vaticano um encontro mundial para consciencializar sobre o Direito à vida, a defesa da dignidade da pessoa desde a sua concepção até à sua morte natural.

Em 18 de Maio o Papa reunir-se-á na praça de São Pedro com representantes e membros de todos os movimentos da Igreja católica. Trata-se de instituições que propõe modos concretos de viver a própria fé e que atraem milhões de pessoas em todo o mundo. O Movimento dos focolares, a Renovação carismática ou Comunhão e Libertação são alguns dos mais numerosos.

Em 2 de Junho Bento XVI participará numa hora de adoração eucarística que pela primeira vez na história se celebrará simultâneamente em todos os países do mundo.

Também convocou em Roma, nos dias 26 e 27 de Outubro, as famílias de todo o mundo, para reflectir sobre como a fé os ajuda a enfrentar as dificuldades quotidianas.

Em Junho será notícia a reunião que o Papa manterá pela primeira vez com todos os seus núncios. Um encontro no qual reflectirão sobre o curioso ofício que significa representar o Papa, um líder político e religioso.

Em Outubro o Papa costuma fazer novos santos. Este ano pode bater o recorde e canonizar na mesma cerimónia 802 pessoas. Tratam-se dos 800 mártires de Otranto (Itália) assassinados por ódio à fé no ano 1480; a primeira santa colombiana, a Madre Laura; e a beata mexicana Madre María Guadalupe.

A agenda é intensa apesar de que o Papa cumpre em Abril 86 anos e em Janeiro se converte no quarto pontífice mais velho da História.

Durante este ano, 10 cardeais cumprirão 80 anos e perderão o seu direito a entrar num eventual conclave. Significa que em 25 de Dezembro de 2013 só haverá 109 cardeais eleitores. Por isso, talvez um mês antes, em 24 de Novembro, com o encerramento do Ano da Fé, o Papa nomeará novos príncipes da Igreja.


in