segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Membro muçulmano do Parlamento Britânico apoia Israel

O Secretário britânico do Tesouro e deputado por Bromsgrove, Sajid Javid, é filho de um condutor de autocarro, que estudou em colégios oficiais britânicos e ganhou uma bolsa para estudar economia e política na Universidade de Exeter.

Há 21 anos, converteu-se em membro activo do Partido Conservador da Grã-Bretanha. Em 2010, Javid foi eleito no Parlamento britânico como membro do Partido Conservador. Ele é um muçulmano secular que se casou com uma mulher cristã e também declara ser um defensor de Israel.

Como membro do Parlamento Britânico dirigiu-se recentemente a uma audiência de 700 pessoas em The Conservative Friends of Israel [Os Amigos Conservadores de Israel] almoço de trabalho com o fim de mostrar o seu apoio ao Estado judeu. Ali, ele disse: "Se por alguma razão tivesse que ir-me com a minha jovem família, e me dissessem que teria que ir viver no Médio Oriente, para onde ia decidir? [...] Só há um lugar no qual poderia sair: Israel, o único país do Médio Oriente que comparte os mesmos valores democráticos que o Reino Unido e a única nação no Médio Oriente, onde a minha família sente abraço quente da liberdade."

E acrescentou: "Na Grã-Bretanha, nós estamos bem orgulhosos da nossa longa história como nação. Mas nós somos meros principiantes em comparação com Israel, uma nação que se está governando no mesmo território, debaixo do mesmo nome, com a mesma religião, e o mesmo idioma como o fez há 3.000 anos. Agora isso é o que eu chamo a sustentabilidade! Israel é um país de que quase todo o mundo tem uma opinião apaixonada - uma opinião que não são usualmente tímidos em partilhar, especialmente quando essa opinião se baseia na ignorância total. Se você quer ter alguma possibilidade de entender as complexidades do Médio Oriente, não pode simplesmente ler sobre Israel, há que vivê-lo."

Sajid Javid não foi tímido ao fazer essas afirmações, apesar de que muitas vozes no Reino Unido, especialmente dentro da comunidade muçulmana britânica, se opõem radicalmente ao Estado de Israel. Tanto os muçulmanos moderados que não estão contra Israel e os judeus que assistem nas universidades britânicas afirmam que a intimidação anti Israel é um problema importante nos campus britânicos. Para não falar de que a imprensa britânica está cheia de artigos anti Israel e o movimento BDS é bastante activo no Reino Unido. Sem dúvida, apesar de tudo isto, Sajid Javid decidiu ser valente e falar a verdade no que respeita a Israel.

Esta não é a primeira vez que Sajid Javid saiu a apoiar o povo judeu. Este ano, Javid também comemora as vítimas do Holocausto no Dia Internacional da Memória do Holocausto assinando o Livro do Holocaust Educational Trust de Compromisso na Câmara dos Comuns. De acordo com Sajid Javid, "Esta é uma importante oportunidade para recordar as vítimas do genocídio e para render homenagem aos extraordinários homens e mulheres que, tendo sobrevivido ao Holocausto, trabalham para educar os jovens acerca do que sofreram através do programa de divulgação do Holocaust Educational Trust. [...] É muito importante recordar e aprender dos terríveis acontecimentos do Holocausto e que continuam desafiando todas as formas de intolerância”.



in