quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Aleteia, o agregador mundial de webs católicas, firma aliança com o Google para revolucionar a rede

Fundado por Jesús Colina

Alguns chamam-no uma "santa aliança" entre Aleteia e Google, um acordo de colaboração entre os dois gigantes do ciberespaço que favorecerá os portais católicos.

Actualizado 30 Janeiro 2013

ReL / Vatican Insider


O Aleteia é um agregador mundial de portais católicos fundado há ano e meio pelo jornalista espanhol Jesús Colina, fundador, por sua vez, da agência de notícias católicas Zenit, e seu director até 2011.

O Aleteia é um espaço que engloba as webs católicas e apresenta-se como a «rede católica mundial para partilhar recursos sobre a fé com aqueles que buscam a verdade». Um projecto potente que tem a sua sede em Roma, muito próximo do Vaticano, e que acaba de estabelecer uma aliança com o gigante das buscas em linha Google.

O desafio do Google
Para Luca Giuratrabocchetta, presidente do Google em Itália: «A colaboração com o Aleteia representa um enorme desafio: facilitar o acesso a uma quantidade muito elevada de informação e favorecer a interacção entre uma quantidade enorme de utilizadores no mundo com absoluta eficiência, confiabilidade e segurança. Desde o primeiro encontro com o Aleteia gostámos de empreender este percurso juntos, pondo ao serviço da rede a experiência e a tecnologia da Enterprise (tanto na modalidade “Search” como na “Cloud”) que é parte do ADN do Google».

A colaboração entre o Aleteia e o Google Enterprise materializa-se sobretudo na adopção, por parte do Aleteia, da tecnologia do Google Search Appliance, um motor de busca interno destinado à valorização dos conteúdos publicados pelos partners do Aleteia na galáxia católica da rede.

Através do que em jargão internauta se chama “web listening”, a rede oferece a possibilidade de analisar as tendências mais importantes (“trending topics”), os argumentos mais importantes das discussões na linha relevantes para a Igreja.

... E oferecerá publicidade
Graças ao acordo com o Google, o Aleteia poderá ajudar a rentabilizar a publicidade dos portais católicos com o projecto AdEthic, um sistema para publicar publicidade especial nos sítios que tratem argumentos católicos.

A rede também lançou a primeira app para telefones inteligentes e tablets, dedicada ao Ano da Fé e que se chama “Porta Fidei”. Esta app oferecerá uma cobertura em tempo real dos factos mais importantes e dos discursos de Bento XVI e da Igreja no mundo durante o ano.

Uma comunidade internauta católica em crescimento
Além disso o Aleteia adopta a plataforma cloud do Google App Engine, para responder às exigências de uma comunidade em crescimento, que potencialmente reúne mais de um bilião de pessoas de todo o continente.

O Google App Engine é a plataforma de hosting e desenvolvimento de aplicações do Google, que permite a criação de aplicações web de um tráfico elevado sem ter que gerir a infra-estrutura graças ao uso da mesma tecnologia que fornece de velocidade e fiabilidade as webs do Google. O Google App Engine favorecerá a máxima escalabilidade global da plataforma, garantindo um nível de segurança de conectividade (Service Level Agreement) igual a 99,95%.

Foi sobre o Google App Engine que a Scube NewMedia, Google Enterprise Premium Partner, desenvolveu a aplicação de framework APE, usada para criar uma plataforma inovadora para gerir e publicar os conteúdos do Aleteia.org. APE tornou possível a integração dos serviços e das tecnologias web-based, habilitando o controlo centralizado do portal desde qualquer dispositivo e optimizando a consulta dos utilizadores desde qualquer parte do mundo.

A Scube NewMedia apoiou o Aleteia na criação e desenvolvimento do projecto tecnológico, formando plataformas e soluções para integrar os serviços Cloud e do Google. Além de ter contribuído à sinergia entre as diferentes tecnologias, a Scube NewMedia pôs à disposição do Aleteia as suas competências e a sua grande experiência como Cloud Solutions Provider.

No dia de hoje, centenas de partners provenientes da network do Aleteia e de todo o mundo católico pediram o poder usar os serviços de advertising do Aleteia, que prevê poder estar em pleno rendimento no próximo mês de Março, depois de um tempo de provas com o Aleteia.


in