sábado, 23 de fevereiro de 2013

CNE: Milhares de escuteiros e voluntários promovem «boa acção colectiva»

«Maratona» de solidariedade este sábado e domingo vai permitir realizar projectos em todo o país e apoiar mais de 20 mil pessoas


Lisboa, 23 Fev 2013 (Ecclesia) – Cerca de 6000 mil escuteiros e 1200 voluntários de todo o país vão estar envolvidos este sábado e domingo numa “maratona” de solidariedade integrada na comemoração dos 90 anos do Corpo Nacional de Escutas.


A iniciativa, que também pretende honrar a memória do fundador do maior movimento juvenil católico, Robert Baden-Powell, vai permitir a crianças, jovens e adultos desenvolverem “voluntariado junto dos outros e para os outros”, numa espécie de “boa acção coletiva”, realça o chefe nacional Carlos Pereira, numa mensagem veiculada através da internet.


O coordenador do CNE espera que o evento se afirme como “uma grande manifestação de escutismo” numa ocasião “de acção de graças” e que os grupos envolvidos possam “contribuir para a felicidade dos outros”.


As “48 horas de Voluntariado” contam com a participação dos elementos da 4.ª secção do CNE, os Caminheiros, com idades entre os 18 e os 22 anos, acompanhados pela respectiva direcção de agrupamento.


Com o apoio dos voluntários inscritos, “os escuteiros católicos vão intervir em áreas de apoio social, património, ambiente, cultura, educação e saúde” e esperam beneficiar mais de 20 mil pessoas.


Entre os projectos a implementar vão estar trabalhos de recuperação em escolas, mercados e outras infraestruturas, a colaboração na limpeza de matas e criação de trilhos e ainda o apoio a instituições sociais na recolha e distribuição de bens aos mais carenciados.


iniciativa decorre em todos os locais onde o CNE está implantado, de norte a sul de Portugal continental e também nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, com o objectivo de “evidenciar a diversidade de âmbitos” que podem constituir o “serviço à comunidade” e “valorizar os escuteiros enquanto escola de voluntariado”.


Carlos Pereira classifica a iniciativa como uma “atividade simples mas mobilizadora que, nas diversas comunidades locais, vai dar sentido a dois dos pensamentos mais marcantes de Baden-Powell: deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos e só se é feliz contribuindo para a felicidade dos outros”.


Corpo Nacional de Escutas, nascido do movimento mundial escutista fundado em 1907 pelo inglês Robert Baden-Powell (1857-1941) encontra-se actualmente implantado nas 20 dioceses católicas do país, com cerca de 1100 agrupamentos locais, somando um total de aproximadamente 70 mil crianças, adolescentes, jovens e adultos.  


Em cada agrupamento funcionam, regra geral, quatro unidades, cada qual respeitando a uma faixa etária concreta: lobitos (6 aos 10 anos), exploradores/moços (10 aos 14 anos), pioneiros/marinheiros (14 aos 18 anos) e caminheiros/companheiros (18 aos 22 anos).


JCP

in


O Agrupamento 670 do Corpo Nacional de Escutas, com sede em Grândola, também participa nesta actividade nacional, com uma responsabilidade acrescida porquanto organiza-a para toda a diocese de Beja, estando prevista a participação de aproximadamente 400 jovens escuteiros da região escutista de Beja.

Uma actividade que entre outras acções envolve a realização da missa dominical da paróquia de Grândola que se realizará pelas 11:30 horas, num dos pavilhões do Parque de Exposições e Feiras de Grândola, que será retransmitida no canal de televisão da paróquia Meo 446864.