segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Era filha e neta de Testemunhas de Jeová e teve que desaprender as suas crenças para ser católica

Mary Kochan

As Testemunhas não acreditam que Jesus seja Deus, mas sim pensam que é um anjo e não deve ser adorado. Mas se o Povo de Deus é a Noiva de Cristo... Não é lógico que o cante, o louve e o adore? Esta ideia arrastou a Mary para o cristianismo.

Actualizado 14 Janeiro 2013

ReL / Primera Luz

Mary Kochan era filha e neta de Testemunhas de Jeová, uma testemunha de terceira geração. O foi durante os primeiros 38 anos da sua vida, até que os deixou em 1993. Entrou na Igreja católica três anos depois.

Não foi um processo fácil, explica, mas sim “penetrante”. Posteriormente, como editora em diversas publicações católicas e também na sua paróquia de Santa Teresa em Douglasville, EUA, pode contar várias vezes a sua viagem espiritual.

Quando Cristo não é Deus, mas sim um anjo
“As Testemunhas de Jeová não acreditam na Trindade, assim que tampouco acreditam na divindade de Cristo”, explica.

“Eles acreditam que Jesus era o arcanjo Miguel antes de vir à terra e que depois de ter sido ressuscitado voltou a ser o arcanjo Miguel — mas com o nome "Jesus". Acreditam que Jesus morreu (ainda que não numa cruz) para salvar a humanidade do pecado e a morte como meio de expiar a desobediência de Adão. Dou-me conta que isto é raro — para não mencionar todo o problema ontológico de que primeiro seja um anjo, logo humano e logo, outra vez um anjo — mas o trago à mente porque quero fazer notar que eu então tinha a ideia de que podia chamar-me cristã e crer que Jesus havia morto por mim, tudo isso sem chegar a conceber Jesus como Deus”.

Por isso, pensar em Jesus como “verdadeiro homem e verdadeiro Deus” foi para Mary Kochan um despertar, uma revelação.

Quem é Jesus na realidade?
“Em 1993, depois de um longo e penetrante período de disrupção na minha vida, em busca da paz e o poder transformador do que dá testemunho o Novo Testamento, teve um encontro com Cristo. Eu não sabia que Ele era a Deidade, mas sabia que Ele não era o que os Testemunhas de Jeová diziam que era. Soube então que devia deixar a religião na qual cresci, a única que havia conhecido toda a vida. Teria que deixar atrás toda a relação estabelecida durante a minha vida adulta. Decidida, fui a uma igreja”.

“Para mim era algo aterrador. Tinham-me ensinado que as igrejas estavam cheias de demónios. Os Testemunhas de Jeová não entram nem no parque de estacionamento de uma igreja. Mas essa visita a uma igreja pôs-me no caminho para aprender a verdade sobre Jesus. Rapidamente dei-me conta que os cristãos adoravam Jesus”, recorda Mary.

Nos Testemunhas de Jeová, a ela lhe haviam ensinado que só se deve adorar a Deus, chamado “Jeová”, o Pai de Jesus. Para eles, os católicos, protestantes e ortodoxos se equivocam ao proclamar que Jesus Cristo e o Espírito Santo também são Deus.

Ela já havia deixado as Testemunhas mas, em que crer agora?

Leitura distorcida da Bíblia
“Fui muito cautelosa para evitar que me enganasse outra vez. Sem dúvida sabia que devia abrir a minha mente ao testemunho e aos argumentos apresentados pelos cristãos ao meu redor para endereçar a forma distorcida de ler as Escrituras que havia aprendido em primeiro lugar”.

Um cristão comentou numa reunião com ex Testemunhas de Jeová: “Só tens que crer o contrário de tudo o que aprendeste. Não acreditavas na Trindade e agora crês. Não acreditavas na divindade de Cristo e agora, crês. Não acreditavas na alma imortal e agora crês. Não acreditavas no ir para o céu e agora crês. Não acreditavas no Natal e agora crês. Vês que fácil? É tudo ao contrário”.

“Eu amava Jesus mas não sabia o que fazer com a adoração que os cristãos lhe professavam. Como se podia explicar semelhante fenómeno se Ele não era Deus?”

O Pai, o Filho... e a Noiva!
“Encontrei consolo apegando-me à imagem bíblica da Igreja como noiva de Cristo. Depois de tudo que coisa mais natural que uma noiva preste atenção ao seu noivo? Por suposto, os cristãos cantam a Jesus! Os estranhos são os Testemunhas de Jeová — como uma noiva que ignorava o seu noivo para concentrar todo o seu afecto no sogro”.

“Entretanto participava na oração cristã e adorava o melhor que me permitia o meu limitado entendimento. Também fazia perguntas e estudava... e estudava e estudava. Finalmente comecei a ler os Actos dos Apóstolos, os pais da Igreja inicial.

Começou a aclarar-se na minha mente que este ensinamento — que Jesus era Divino, Deus Encarnado — havia sido realmente o ensinamento cristão desde o mesmo princípio e era o testemunho apostólico”.

Amor assombroso
“Só ficava um problema por resolver: se Jesus era Deus, então este homem na Cruz era Deus. E isso significava que Deus havia morrido. Significava que Deus havia morrido... por mim”.

“Pelos séculos dos séculos nunca haverá nada mais assombroso, nada mais sublime, nada que se possa propor a uma alma humana que impressione sobre ela tanta humildade”. E Mary cita um hino: “Pode haver um amor tão assombroso, que Tu meu Deus morresses para salvar-me?”

“Assim saiu o sol na minha vida”, conclui.


in