Joe Melendrez
O rapper estadunidense cria letras de hip-hop inspiradas em Deus e lançou um disco de rap que recita o Rosário e que foi um êxito entre os mais jovens.
Actualizado 14 Janeiro 2013
Javier Lozano / ReL
Como muitos outros jovens de todo o mundo, o estadunidense Joe Melendrez, cresceu numa família baptizada e foi a colégios católicos ainda que sem dar demasiada importância à sua fé. Simplesmente era algo que estava aí. Sem dúvida, um convite para um retiro espiritual mudou a sua vida e a sua percepção para sempre. Desde esse momento soube que estava chamado a dar aos demais o melhor que tinha para levar almas a Deus. Nos seus talentos estava a música, concretamente o hip-hop, um dos estilos que mais arrasta os jovens em todo o mundo.
Joe Melendrez é um conhecido rapper mas tem uma particularidade especial. Diferentemente do resto as suas letras não tratam de violência, sexo ou drogas mas sim de Deus. O seu objectivo é que a sua música ajude aos jovens a encontrar-se com aquele que dá a vida, tal e como um dia se passou com ele mesmo quando tinha 15 anos.
"Rapping sobre o autêntico"
Numa entrevista em Rome Reports assegura que “o rapper Notorius B.I.G, dizia sempre que há que rapping sobre o que é autêntico para ti, e Deus o é para mim. Quero rapping de tudo o que é importante para mim. Rapping sobre temas que possam animar as pessoas a viver uma vida melhor, a conhecer a Cristo. Porque creio que é necessário, Deus é tudo para mim”.
Perante um mundo da música no qual muitas canções têm mensagens superficiais, ele assegura que quer ir muito mais longe porque Deus continua sendo um tema relevante. Apesar das suas convicções muita gente não o toma a sério à priori devido ao seu tipo de música. “Muita gente tem ideias negativas sobre o rap e dizem: ‘Não podes fazer isso’. Mas o rap é um estilo, é poesia com ritmo. Eu a chamo minha poesia espiritual. Além disso, às vezes se vêem os frutos, pessoas que aprofundaram na sua oração. Algumas mães vem e dizem-me que os seus filhos rapeiam o Rosário cada manhã a caminho da escola”.
in