quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Onze religiosas de um dos conventos anglicanos mais antigos integraram-se na Igreja católica

Recebidas no Ordinariato em 1 de Janeiro

As Irmãs da Bem-aventurada Virgem Maria, como se chamarão a partir de agora, seguem a regra de São Bento.

Actualizado 2 Janeiro 2013

ReL


Segundo informa The Tablet, na manhã de 1 de Janeiro onze religiosas da Comunidade de Santa Maria Virgem em Wantage (Oxfordshire), incluída a madre superiora, uniram-se ao Ordinariato Pessoal Nossa Senhora de Walsingham estabelecido pelo Papa Bento XVI em 15 de Janeiro de 2011 para acolher antigos anglicanos ingleses que desejem ingressar na Igreja.

Se dá a circunstância de que a dita comunidade, fundada em 1848, é uma das primeiras que se criaram na Igreja de Inglaterra depois da supressão dos mosteiros por Henrique VIII entre 1536 e 1541. Foi no calor do movimento de Oxford, um de cujos membros mais proeminentes foi o futuro cardeal e beato John Henry Newman (1801-1890).

As monjas, com idades compreendidas entre os 45 e os 83 anos, denominaram-se a partir de agora Irmãs da Bem-aventurada Virgem Maria e continuarão em Wantage até que se encontre uma nova localização para o convento.

Na homilia de boas-vindas, o padre Daniel Seward, do Oratório de Oxford, as acolheu como de regresso a casa: "O que nos uniu não é algo alheio ou estranho, mas sim a vossa própria partida de nascimento". Com efeito, acrescentou, "o génio espiritual de São Bento, debaixo de cuja Regra vais viver, assim como o estudo e a prática da sagrada liturgia e a veneração e o amor oferecidos à Mãe de Deus (Nossa Senhora de Walsingham) formam parte das antigas glórias desta nação, que foi em tempos uma ilha de santos e o mais precioso dote de Maria".


in