quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A caminho da cura e da renovação

Simpósio para bispos e superiores religiosos sobre os abusos na Igreja Católica está prestes a completar um ano

ROMA, Terça-feira, 22 Janeiro 2013

Quase um ano depois do Simpósio Internacional de bispos católicos e superiores religiosos sobre os abusos sexuais na Igreja (Pontifícia Universidade Gregoriana, 6 a 9 de Fevereiro de 2012), o compromisso de combatê-los continua progredindo.

O encontro “A caminho da cura e da renovação”, no próximo dia 5 de Fevereiro, não será uma nova conferência, mas uma exposição e avaliação das actividades promovidas ao longo dos últimos meses.


Serão apresentadas as atas do simpósio, já publicadas em polaco, italiano, húngaro, alemão, inglês, espanhol, croata e ucraniano, e, em breve, também em português, francês, eslovaco e romeno. Serão expostas ainda as primeiras actividades do Centro de Protecção ao Menor, entre as quais a primeira conferência anual, realizada em Freising no ano passado, sobre “Comunicação e Empoderamento: Vítimas de Abuso Sexual Infantil”, que abordou particularmente o abuso de crianças com deficiências em instituições educacionais. Também serão apresentados os dados levantados nas primeiras visitas aos parceiros do Centro de Protecção ao Menor localizados na América Latina, África, Ásia e Europa.


Ênfase particular será dada ao programa de e-learning que foi desenvolvido para oferecer treinamento voltado à prevenção, detecção e tratamento de casos de abuso, bem como para formar operadores diocesanos.


As reuniões serão conduzidas em inglês e italiano.


O encontro será precedido por uma conferência de imprensa com a presença do pe. Hans Zollner, SI, Presidente do Conselho de Administração do Centro de Protecção ao Menor; de Hubert Liebhart, director do Centro de Protecção ao Menor, e do pe. Robert W. Oliver, novo promotor de justiça da Congregação para a Doutrina da Fé.


in