segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Roma referenda a eleição do novo patriarca copta católico

Ibrahim Isaac Sidrak

Bento XVI concede-lhe a comunhão eclesiástica

Redacção, 18 de Janeiro de 2013 às 17:56


Bento XVI concedeu hoje a comunhão eclesiástica (dar o visto bom) à eleição de Ibrahim Isaac Sidrak, de 57 anos, como novo patriarca de Alexandria dos Coptas, igreja católica de rito oriental com sede no Egipto, informou o Vaticano.

Ibrahim Isaac Sidrak foi eleito novo patriarca de Alexandria dos Coptas no sínodo desta igreja Copta Católica celebrado entre 12 e 16 deste mês em Moqattam (Cairo), que aceitou a renúncia ao cargo do até agora patriarca, o cardeal Antonios Naguib.

Sidrak nasceu em 19 de agosto de 1955 em Beni-Choker, eparquia (diocese) de Assiut. Estudou filosofia e teologia no seminário maior copta de Maadi (Cairo) e foi ordenado sacerdote em 1980.

Durante dois anos prestou serviços como pároco na igreja de São Miguel Arcanjo, em Hadayek-el-Bobba, no Cairo.

É doutor em Teologia Dogmática pela Universidade Pontifícia Gregoriana de Roma. Em 2002 foi nomeado bispo de Minya, cargo que ocupava actualmente.

O até agora patriarca, Antonio Nagui, tem 77 anos e foi nomeado cardeal por Bento XVI no consistório celebrado em 20 de Novembro de 2010.

A Igreja Copta Católica conta com uns 250.000 fiéis, num país, Egipto com uma população de mais de 80 milhões de habitantes, na sua imensa maioria muçulmanos.

A norma da Igreja prevê que os patriarcas orientais que reconhecem a Igreja de Roma peçam a comunhão eclesiástica ao papa quando são nomeados.

(Rd/Agencias)


in